TRAGÉDIA

Barragem de rejeitos se rompe em Brumadinho, em Minas Gerais

Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, abriga o maior museu a céu aberto de arte contemporânea do mundo, o Instituto Inhotim

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/01/2019 às 13:01
Reprodução/ Redes Sociais
FOTO: Reprodução/ Redes Sociais

Mais de três anos após a tragédia de Mariana, Minas Gerais registra um novo rompimento de barragem. Dessa vez, a barragem de rejeitos da mineradora Vale se rompeu, nesta sexta-feira (25), na cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram mobilizados para a chamada.

O rompimento foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais às 13h20. De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade serão retirados das casas.

Nas redes sociais, várias imagens mostram a lama arrastada pelo incidente. A Prefeitura de Brumadinho publicou um alerta nas redes sociais para que a população não fique perto do leito Rio Paraopeba.

Até o momento, não há confirmação se há vítimas e nem a quantidade. O helicóptero do Corpo de Bombeiros está sobrevoando o local.

A Defesa Civil Estadual confirma o rompimento, mas ainda não sabe em que local exatamente. Os técnicos estão se deslocando de helicóptero.

Por meio de nota, a A Vale disse que acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens e afirmou que a prioridade da empresa, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

Veja a íntegra da nota da empresa:

"A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas."

Museu a céu aberto

O Instituto Inhotim, que fica em Brumadinho, informou que, por precaução, está retirando funcionários e visitantes do local. Inhotim é o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, com 140 hectares.