SAÚDE

Partos em crianças e adolescentes representam mais de 20% do total em PE

Em 2017, Pernambuco contabilizou 103 mil partos, sendo 24,8 mil em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 19 anos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/01/2019 às 16:10
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

Prevenir e educar, esses são os objetivos da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, instituída pelo Ministério da Saúde, e que é lembrada na primeira semana de fevereiro em todo Brasil. Em Pernambuco, o número de partos de crianças e adolescentes entre em 10 e 19 anos representa mais de 20% do total. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), apesar de alto, o número é menor do que em anos anteriores.

A ginecologista e obstetra, Isabela Coutinho, diretora do Hospital da Mulher do Recife, explica quais fatores contribuem para o percentual elevado. “O pensamento mágico de achar que ‘comigo não acontece a gravidez’. Tem também os fatores psicológicos, busca de afeto, a curiosidade, essa precocidade no início sexual e, principalmente, a gravidez pela falta de informação e falta de acesso aos métodos contraceptivos”, contou.

Em 2013, dos mais de 105 mil partos realizados pelo SUS em Pernambuco, 27,5 mil foram em adolescentes entre 10 e 19 anos isso representa 26% do total. Já em 2017 foram 103 mil partos, sendo 24,8 mil em jovens (23%).

Prevenção a DSTs

Além da prevenção de uma gravidez não planejada ou desejada, o uso de preservativo masculino e feminino podem evitar uma série de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids, sífilis, gonorreia, e hepatites virais.