PRECONCEITO

Após chamar brasileiro de canibal, ministro da Educação pede desculpas

Em entrevista, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, disse que "o brasileiro viajando é um canibal"

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/02/2019 às 17:01
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, desculpou-se nesta segunda-feira (18) pelo Twitter por uma declaração dada em entrevista à revista Veja, na edição de 6 de fevereiro. "Amo o Brasil e o nosso povo, de forma incondicional, desde a minha chegada aqui, em 1979 e, especialmente, desde a minha naturalização como brasileiro, em 1997. A entrevista à revista Veja colocou palavras minhas fora de contexto. Peço desculpas a quem tiver se sentido ofendido", publicou.

Na entrevista, Vélez disse que "o brasileiro viajando é um canibal". A declaração causou polêmica.

Amo o Brasil e o nosso povo, de forma incondicional, desde a minha chegada aqui, em 1979 e, especialmente, desde a minha naturalização como brasileiro, em 1997. A entrevista à revista Veja colocou palavras minhas fora de contexto. Peço desculpas a quem tiver se sentido ofendido.

Na semana passada, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu prazo de dez dias para que o ministro se manifeste sobre declarações dadas na entrevista. A manifestação do ministro é facultativa.

A solicitação foi motivada por uma interpelação judicial criminal protocolada na Corte pelo advogado Marcos Aldenir Ferreira Rivas. No entendimento do advogado, o ministro cometeu o crime de calúnia.

Por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), Vélez disse, também na semana passada, que ainda não havia sido notificado, mas que assim que fosse, responderia.

Entrevista

Em entrevista à Veja, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, deu a declaração polêmica quando questionado pela Veja sobre o motivo de defender a volta da disciplina educação moral e cívica ao currículo escolar. “Os alunos devem sair do ensino básico e do fundamental sabendo que há uma lei interior em todos nós. Se nós a transgredimos, mesmo enganando até a própria mãe, sentimos uma coisa chamada remorso. A primeira parte dessa disciplina pode ser dada nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Os estudantes podem aprender, por exemplo, o que é ser brasileiro”, respondeu.