ACIDENTES ELÉTRICOS

Três pessoas morreram eletrocutadas em Pernambuco apenas nesta semana

Os acidentes aconteceram dentro das próprias residências das vítimas

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 04/04/2019 às 13:50
Crédito: Ashlley Melo/JC Imagem
FOTO: Crédito: Ashlley Melo/JC Imagem

Só esta semana, três pessoas morreram eletrocutadas em Pernambuco. Uma das vítimas foi uma criança de três anos que foi eletrocutada enquanto brincava no quintal de casa. O outro caso foi uma mulher que sofreu descarga elétrica no momento que limpava um ventilador ligado na tomada. No terceiro caso, um homem morreu após receber uma descarga elétrica em um aparelho de som automotivo, após saiu molhado da piscina e teria manuseado os fios do som, recebendo o choque.

Os riscos estão em todo canto da casa: ventilador sem tela de proteção, filtros de linha sobrecarregados e celular na tomada em cima da cama. Situações normais e que são vivenciadas no dia a dia, mas que podem acabar em acidentes. O choque elétrico é um deles. Como explica o tenente do corpo de bombeiros, Werben Monteiro. “Na nossa rotina esquecemos de alguma coisa que fica perigando até o acidente acontecer. É muito importante informar sobreo risco é existente e o acidente pode acontecer a qualquer momento”, explicou.

Confira os detalhes na matéria de Elis Martins:

A aposentada Célia Correa passa parte do dia fazendo tarefas do lar. Ela não sabia mas tem alguns costumes que são errados. Depois de saber dos riscos que estava passando dentro de casa, ela afirma que vai se prevenir contra os acidentes. “São muitos problemas no dia a dia que a gente nem percebia, mas a partir de agora vou ter mais cuidado”, disse a aposentada.

E quem tem criança em casa precisa ter os cuidados redobrados. Proteger as tomadas é uma das precauções como relata o tenente do Corpo de Bombeiros. “A gravidade da lesão em uma criança de 2 anos é totalmente diferente de uma criança de 12 anos. A proteção é a primeira providência que deve ser tomada”, finalizou.

Acidentes no Nordeste

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Nordeste é a região que apresenta o maior número de acidentes por choque e na maioria das vezes as vítimas são as crianças. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.