FESTIVIDADE

Procissão marca encerramento da Festa da Pitomba em Jaboatão

A 362ª edição da festa reuniu mais de cem mil pessoas

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 29/04/2019 às 22:39
Chico Bezerra / PJG
FOTO: Chico Bezerra / PJG

Nesta segunda-feira (29) mais de cem mil fiéis estiveram presentes no encerramento da 362ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR). A missa de encerramento foi celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Logo após o ato litúrgico, foi realizada a procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, que saiu do Santuário, localizado no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, e seguiu pela Estrada da Batalha retornando à Igreja.

"Essa é uma caminhada de esperança, um trajeto que se inicia no dia em que é comemorada a ressurreição de Jesus, por isso essa é uma festa de alegria, renascimento e perdão. É um privilégio para Jaboatão dos Guararapes ter um local como a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, que proporciona uma busca de paz e conforto espiritual pra os fiéis", destacou Dom Fernando Saburido.

No final da procissão, os devotos puderam participar da Bênção do Santíssimo. "Estou muito emocionada em participar da procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres. Sou devota da Santa desde a minha primeira gravidez e estou aqui para agradecer a graça alcançada e pedir por mais um ano de saúde e paz.Pretendo voltar muitas vezes, por ela eu faço qualquer esforço", disse Severina Silva, que é mora em Jaboatão Centro e levou os filhos para o encerramento.

Além dos atos religiosos, a parte profana da Festa da Pitomba contou com a participação de atrações como Elba Ramalho, Pablo, banda Kitara, Sedutora e Michele Melo.

Para o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira(PR), as festividades alcançaram as expectativas. "Chegamos ao último dia da festa alcançando um sucesso esperado. Nós fizemos um planejamento para trazer boas atrações para a população e proporcionar segurança ao público presente e o resultado está aí com milhares de pessoas comparecendo a tradicional Festa da Pitomba", comentou.