OPERAÇÃO PUNISHER

Polícia desarticula milícia e prende suspeito de produzir armas do grupo

Suspeitos de integrarem o grupo de milícia privada são investigados ainda pelo envolvimento com a morte do empresário Mário Gouveia, de 79 anos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/05/2019 às 14:53
Divulgação/ Polícia Civil
FOTO: Divulgação/ Polícia Civil

Durante a Operação Punisher, a Polícia Civil de Pernambuco prendeu seis pessoas suspeitas de constituição de milícia privada, homicídio, latrocínio, roubo qualificado, tráfico de armas, tráfico de drogas e organização criminosa. Os presos foram levados para a Delegacia de Camaragibe.

Segundo a polícia, eles fazem parte de um grupo de guardas do apito, que atuava principalmente em Chã de Cruz, oferecendo segurança para moradores e comerciantes da área. As investigações apontam que a quadrilha intimidava os moradores e comerciantes da região para receber dinheiro pelo serviço. Eles também praticavam diversos crimes no local.

Ao todo, seis pessoas foram presas durante operação da Polícia Civil
Ao todo, seis pessoas foram presas durante operação da Polícia Civil
Reprodução/TV Jornal

Entre os presos, está José Pereira, considerado o armeiro do grupo. Ele mantinha em Aldeia uma oficina de manutenção e fabricação de armas para a milícia. O grupo já vinha sendo investigado pela polícia há sete meses. O delegado Ivaldo Pereira detalha como eles atuavam.

Latrocínio de empresário

De acordo com o delegado, o grupo também é suspeito de participar do latrocínio do empresário Mário Cavalcanti Gouveia Júnior, de 79 anos. Morto dentro da própria casa, no terreno o Parque Aquático Águas Finas, em Paudalho. O crime aconteceu em abril deste ano.

Na operação de hoje, a polícia prendeu Paulo da Cunha Conceição, 30 anos, mais conhecido como Passarinho. Ele é apontado como o homem que atirou em Mário Gouveia. O líder da organização criminosa, Luciano Josuel de Santana, de 37 anos, foi preso dois dias depois da morte do empresário. Ele já tinha passagem pela polícia por ter matado o próprio irmão, com uma chave inglesa. Outras 4 pessoas foram presas durante as investigações, também suspeitas de participação no crime.