FESTIVAL

Forrozão do Galo anuncia novidades para a 11º edição

O festival acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 21/05/2019 às 14:42
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Galo da Madrugada anunciou novidades na 11ª edição do Forrozão do Galo, que acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, na Praça Sérgio Loreto, bairro de São José, centro do Recife. Seguindo o formato do ano anterior, a festa apresentará as diversas manifestações culturais típicas do período junino para todas as idades.

A temática principal do projeto gira em torno do plantio e da colheita do milho, que será celebrada por meio de um cortejo cênico, reunindo diversos elementos culturais nordestinos, como música, realidade sociocultural e artesanato. Além disso, como o ciclo junino também envolve uma forte tradição religiosa, também haverá referência aos principais santos da época, como: São José, que intercede pelas famílias; Santo Antônio, popularmente conhecido como o santo casamenteiro; São João, o padroeiro festejado; e São Pedro, o guardião da chuva.

O cortejo desfilará pelas ruas do bairro de São José em um percurso de aproximadamente 2km, composto pelos principais elementos tradicionais da época, entre eles: bacamartes, bandeiras dos santos da época, andor de São João, balões iluminados, grupos de pífanos e xaxados. A ocasião contará também com desfile de bonecos gigantes, carros alegóricos com figuras folclóricas, quadrilhas juninas, fogos de artifício e trios elétricos.

Confira os detalhes na matéria de Lilian Fonseca:

Algumas atrações confirmadas para o Forrozão do Galo são Elba Ramalho, Fulô de mandacaru, Loirão, Joelma, Forró do Muído e muitos outros.

Ao todo, serão cinco polos:

1- Polo Instrumental/Raízes: contará com apresentações de grupos de Coco, Repente, Embolada, Ciranda, além de apresentações de forró exclusivamente instrumental de Baião, Xote e Xaxado.

2- Polo Infantil de Danças: contará com apresentações de danças e quadrilhas juninas.

3- Polo Gastronômico: espaço ideal para o público que quiser se deliciar com os sabores tipicamente juninos e ainda contribuir para a geração de renda de moradores da comunidade local.

4- Polo das Artes: espaço onde será possível se encantar com a exposição da vila com traços típicos do interior nordestino, apresentando uma fogueira cenográfica, balões, igreja, casas, bodega e um coreto decorado.