Pesquisa

IBGE aponta que desemprego diminuiu em PE no último trimestre de 2018

Em compensação, Agência do Trabalho de Pernambuco vê alguns nichos possuem taxa de desocupação alta, como mulheres negras

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 22/05/2019 às 9:25
Marcello Casal/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal/Agência Brasil

Uma pesquisa recente do IBGE mostrou que Pernambuco é um dos estados do Brasil onde o desemprego diminuiu no último trimestre de 2018.

Jailson Pacheco, gerente geral do Trabalho, dá mais detalhes sobre o trabalho feito na Agência do trabalho. “Foi constatado através de nossas pesquisas que realmente o desemprego diminuiu. A nossa taxa de desocupação, hoje, está em torno de 16.1%, o que é inferior às taxas registradas no ano passado. E nós devemos a isso a maior captação de vagas do nosso pessoal aqui na Secretaria do Trabalho e uma maior dinâmica em relação ao oferecimento de vagas através dos nossos aplicativos do Sine Fácil.

Pacheco explica que a Agência do Trabalho faz, junto às empresas, a captação de vagas e oferece aos trabalhadores que são cadastrados no sistema. “Então eles podem receber, através do sistema Sine Fácil, do aplicativo do celular, a vaga disponível para ele, ou então aqui na agência. Ele pode pegar uma carta de organização e ir diretamente à empresa para ser selecionadas”, afirmou.

Entre os nichos que estariam com mais dificuldade de se inserir no mercado, o gerente afirma que o maior número da taxa de desocupação é em relação às mulheres.

“E quando a gente coloca especificamente mulheres negras, essa taxa sobe acima de 20%. Então é uma taxa muito alta que nós estamos tentando reverter isso através do nosso secretário Alberes Lopes que está em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e junto com a Secretaria da Mulher, para que possamos focar nesse público, fazendo curso de qualificações específicas para que elas possam ser inseridas no mercado de trabalho .”