Agreste

Defesa Civil de Caruaru monitora área de risco por causa das chuvas

Chove desde domingo na região. O Rio Ipojuca, que corta a cidade, aumentou de nível

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 18/06/2019 às 8:11
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Continua chovendo no município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Mesmo com chuva de moderada a fraca desde domingo (16), a Defesa Civil do município está monitorando áreas de risco. Nas últimas 24 horas, choveu quase 25 mm. O Rio Ipojuca, que corta a cidade, aumentou o nível, mas dentro da normalidade.

O coordenador da Defesa Civil em Caruaru Cleber Alexander destaca que o órgão está em Alerta.

“Nas últimas 48 horas, nós estamos sob alerta de chuva da Casa Militar. Nós estamos acompanhando todo o avanço das massas frias, não só do litoral pernambucano, mas também do litoral de Alagoas, que consegue chegar até nós. Mas não houve registro de ocorrência direcionadas e ligadas a chuvas. Então nós temos, nas últimas 24 horas, um acúmulo de aproximadamente 24 mm distribuídos em todas as áreas de Caruaru. Temos vários pluviômetros automáticos e manuais espalhados pela cidade, em torno de 18, e várias instituições e nós acompanhamos o avanço da chuva nessas regiões. Como Caruaru tem uma extensão muito grande, então chove mais em um determinado ponto.”

Cléber Alexander destaca ainda que o Monte Bom Jesus já está sendo monitorado pela Defesa Civil de Caruaru.

“É uma área de morro, de encosta, então você tem uma infiltração natural do solo, o corte do talude que é quando você pega aquela inclinação do terreno natural e em vez de fazer tipo uma palafita e ficar acima do terreno que seria o correto, corta-se esse nivelamento e colocam abaixo do solo. Então, o alicerce da casa de cima é a parede da casa de baixo, e isso segue numa escada. Então existe muita infiltração. O ideal é que a gente conseguisse um dia remover essas pessoas do Monte Bom Jesus para uma área mais segura. Até o acesso complicado.”

Caruaru tem 20 graus de temperatura na manhã desta terça-feira (18). A previsão para a maioria dos estados do Nordeste é de céu nublado e chuvas persistentes.