Com as fortes chuvas que atingiram o Recife e a Região Metropolitana, algumas pessoas podem ter perdido materiais importantes, entre eles a documentação. Muita gente fica em dúvida para saber o que deve ser feito. O primeiro passo a ser feito é registrar um boletim de ocorrência na delegacia ou pela internet. Depois, é hora de reunir o que precisa para tirar a segunda via.
O delegado Pablo Carvalho explica:
Para recuperar o CPF, basta entrar no site da Receita Federal e imprimir a segunda via desde que você forneça nome, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor.
Para quem perdeu a Carteira de Trabalho, o primeiro é preciso seguir uma série de procedimentos para tirar a segunda via. É preciso procurar a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego mais próximo com os documentos necessários.
A nova carteira não terá as informações dos empregos anteriores, já que o documento virá em branco. E para comprovar os registros de experiências anteriores, você deve recorrer à Superintendência Regional do Trabalho que vai consultar o cadastro geral de empregados e desempregados e a relação anual de informações sociais.
Os bancos do Ministério do Trabalho e Emprego reúnem as informações trabalhistas pelos empregadores de todo Brasil desde 1976.