TRADIÇÃO

Procissão dos Santos Juninos movimenta Zona Norte do Recife

Além da Procissão dos Santos Juninos, Recife e Olinda também recebem uma das procissões dançantes mais antigas do Brasil: o Acorda Povo

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/06/2019 às 12:01
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A 13ª Procissão dos Santos Juninos na Zona Norte do Recife vai reunir bandeiras também de outras quatro cidades. Representantes de Olinda, Cabo, Moreno e Jaboatão dos Guararapes vão estar neste sábado (22) no Morro da Conceição, a partir das 16h, quando os grupos se concentram na frente do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Uma hora depois, os redentoristas celebram a sagração das bandeiras que representam os santos do ciclo junino. Pontualmente às 18h, o cantor Josildo Sá vai cantar a Ave Maria Sertaneja, imortalizada por Luiz Gonzaga. Em seguida, começa a procissão com destino ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, onde o andor fica até o fim do ciclo junino.

A caminhada será acompanhada pelos bacamarteiros do Cabo, bandas Vereda Tropical e Noventa Graus, além da Forrovioca.

Marcelo Varela organizador do evento que agrega o sagrado e o profano fala da simbologia do ato:

Acorda povo

Recife e Olinda mantêm uma das procissões dançantes mais antigas do Brasil: o Acorda Povo. A bandeira de São João sai nas primeiras horas de 23 de junho para anunciar o dia do principal santo do ciclo junino. Com o passar dos séculos e o sincretismo religioso, o evento incorporou a homenagem ao orixá Xangô.

De acordo com a tradição popular, a bandeira com a imagem de São João quando criança é levada pela comunidade ao som do forró e do coco.

No recife, o acorda povo mobiliza moradores de várias comunidades como Santo Amaro, Várzea e Ibura. Na Vila das Lavadeiras, em Areias, o cortejo um dos mais antigos do Estado sairá da frente da casa de dona Nenzinha de Xangô.

Na Campina do Barreto, a festa hoje à noite será na sede do Centro Cultural Maracatu Nação Cambinda Estrela, na Rua Doutor Elias Gomes. Vanessa Santos, presidente da entidade, fala da programação aberta ao público em geral neste sábado:

Em Olinda, o Acorda Povo – bandeira de São João é celebrado entre os moradores do bairro do Amaro Branco. Outro cortejo sairá da Casa das Matas dos Reis Malunguinho, na rua São João, no Largo do Amparo.

A programação começa às 19h deste domingo (23) com a presença de bacamarteiros e muito coco e forró pé-de-serra. Alexandre L´Omi L´Odo, organizador da manifestação cultural afirma que a tradição será mantida: