ESTACIONAMENTO

App da Zona Azul digital já está disponível para download

A Zona Azul digital passa a operar a partir do dia 1º de julho

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/06/2019 às 14:12
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Após a Prefeitura do Recife anunciar a digitalizações do sistema de Zona Azul, o aplicativo já pode ser baixado a partir desta terça-feira (25). A partir do dia 1º de julho, o controle do tempo dos estacionamentos vai ser feito pelo celular, por um aplicativo que já pode ser instalado tanto na plataforma Android como iOS. Os usuários poderão fazer o cadastro e efetuar o login. A compra dos créditos estará disponível a partir do próximo domingo (30).

Quem possuir os talões de papel poderá utilizá-los até o dia 31 de julho. Os usuários que quiserem trocar os talões de papel por digital, também podem fazer isso, na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Essas alternativas valem também para os idosos, que recebem mensalmente vinte cartões gratuitos de Zona Azul.

Segundo a CTTU, o prazo adicional de um mês foi concedido para dar tempo de os condutores se adaptarem ao modelo eletrônico. Mas vale ressaltar que novas folhas de Zona Azul não vão ser mais comercializadas.

Taciana Ferreira, presidente da CTTU, fala sobre o novo aplicativo. “As pessoas que já baixarem o aplicativo vão poder utilizá-lo a partir do dia 1º de julho, cadastrar até três placas de veículos, fazer uma compra de uma quantidade de cartões de crédito, o valor da Zona Azul permanece sendo de R$ 3, seja para utilização de duas horas ou cinco horas”, detalhou.

Confira os detalhes na reportagem de Victor Tavares:

Para quem não tem celular

Para os motoristas que não dispõem de um telefone celular, a aquisição dos bilhetes digitais de Zona Azul pode ser feita nos mesmos pontos físicos de revenda do talão tradicional. Com a mudança, a adesão ao sistema de cartão de Zona Azul digital passa a ser obrigatória apenas a partir do dia 1° de agosto de 2019.

O pagamento do Cartão de Zona Azul Digital poderá ser feito através de dinheiro e cartões de débito e crédito, no caso dos pontos físicos de venda, e apenas no cartão de crédito ou débito quando a compra for feita no aplicativo. No momento em que for ativar o cartão, o usuário terá que registrar o tempo de permanência na vaga de estacionamento rotativo.