Endividados

Mutirão do Procon-PE já atendeu cerca de 2.500 pessoas

Organização estuda prorrogar da ação; dos atendidos, quase 80% conseguiram acordos para pagar dívidas

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 11/07/2019 às 6:46
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Desde o início do mutirão dos superendividados do Procon, no dia 2 de julho, cerca de 2.500 pessoas já foram atendidas. Dessas, quase 80% conseguiram acordo. A aposentada Maria José da Silva estava com mais de R$ 70.000 em dívidas com um cartão de crédito. No mutirão, ela conseguiu negociar o débito e vai pagar apenas R$ 1.000 “É tanta gente encrencada com cartão, com problema que nem o meu, e fica sem poder resolver. Foi ótimo aparecer esse mutirão.”

Nesta quinta, no penúltimo dia da ação, mais de 300 pessoas amanheceram na sede do Procon. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, diante da grande demanda, a equipe estuda a possibilidade de prorrogar o mutirão. “São duas semanas eu vou estudar de prorrogar mais três dias na próxima semana, tamanha a quantidade de gente. Então, a gente chama as pessoas que a virem para cá, porque é uma possibilidade de você resolver suas dívidas reduzindo juros, reduzindo mora, reduzindo multa e reduzindo principalmente o valor cheio da dívida e parcelando, que dá condições ao povo recuperar os seus créditos e ficar tranquilo, porque o povo não é caloteiro.”

Para participar da ação, a pessoa precisa trazer a cópia e o original da identidade e CPF, comprovante de residência e um documento que comprove a dívida. Participam do mutirão a Celpe, Compesa, bancos, Prefeitura do Recife e de Olinda, empresas de telefonia e TV a cabo O atendimento começa às 9h e segue até as 14h na sede do Procon, que fica na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José.