CBTU

Linha Centro: metrô do Recife só será normalizado na quinta-feira (18)

Um problema na Linha Centro do metrô do Recife paralisou a rota neste domingo (14); a partir desta segunda, modal vai operar com esquema especial

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/07/2019 às 15:05
Divulgação/ CBTU
FOTO: Divulgação/ CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife informou que as operações da Linha Centro do metrô, que estão interrompidas desde a manhã deste domingo (14), só serão normalizadas na quinta-feira (18). Neste domingo, não haverá operação. A partir desta segunda (15), a linha deverá operar em uma única via no trecho entre as Estações Ipiranga e Mangueira. Os usuários devem esperar um aumento no intervalo de tempo entre os trens.

Em nota enviada neste domingo, a CBTU comunicou que o prazo foi estendido porque “vários veículos especiais de manutenção estão paralisados por falta de recursos para recuperação”.

De acordo com a nota, a interrupção foi ocasionada pelo rompimento de um cabo no interior do conector, que levou ao rebaixamento da rede aérea, atingida por um trem durante viagem inspeção para a liberação da via. O incidente danificou 1km dos cabos do sistema que alimenta os trens, entre as Estações Ipiranga e Mangueira.

A causa foi apurada durante perícia técnica na tarde deste domingo.

Ainda segundo a CBTU, as equipes de manutenção, acompanhadas do superintendente Leonardo Villar Beltrão, estão no local desde o início da manhã, "analisando as causas e atuando no restabelecimento do sistema atingido".

Confira nota completa:

Os primeiros resultados de uma perícia técnica que está sendo realizada, neste momento, pela Equipe de Manutenção da CBTU Recife para identificar e solucionar os danos que causaram a interrupção da operação na Linha Centro do Metrô apontam que o problema surgiu a partir do rompimento de um cabo no interior do conector que ocasionou o rebaixamento da rede aérea.

Isso aconteceu durante a viagem de inspeção para a liberação da via para a operação deste domingo, 14, quando o trem acabou atingindo a rede área, o que provocou danos em 1 km dos cabos do sistema que alimenta os trens, gerando a interrupção da circulação.

Equipes de manutenção da CBTU Recife e o superintendente Leonardo Villar Beltrão estão no local desde o início da manhã analisando as causas e atuando no restabelecimento do sistema atingido, entre as Estações Ipiranga e Mangueira e já informaram que a Linha Centro não estará em operação até o fim do dia de hoje, 14.

A expectativa é que a partir de amanhã, 15, a Linha Centro opere apenas em uma única via no trecho afetado, o que acarretará aumento no intervalo entre os trens. A previsão é que a Linha Centro do Metrô do Recife só voltará a operar normalmente na quinta-feira, 18. Este prazo se tornou extenso porque vários veículos especiais de manutenção estão paralisados por falta de recursos para recuperação.