CATOLICISMO

Arcebispo do Rio de Janeiro celebrará missa de Nossa Senhora do Carmo

A 323ª festa de Nossa Senhora do Carmo celebra também os 100 anos da coroação canônica

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/07/2019 às 7:41
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Devotos já prestam homenagens à padroeira do Recife Nossa Senhora do Carmo na Basílica da Avenida Dantas Barreto, na área central da capital pernambucana. Cerca de 100 mil fiéis estão sendo esperados para esta terça-feira (16), dia da santa. A 323ª festa este ano celebra também o centenário da coroação canônica.

A programação específica deste evento religioso segue até setembro quando serão inaugurados novos sinos da Basílica. Nesta terça-feira (16), estão sendo celebradas missas intercaladas a cada meia hora no altar central e no claustro.

O rito religioso marcado para às 10h será presidido pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Já às 16h, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, vai falar aos fiéis no palco montado em frente a Basílica. A procissão tem como roteiro a Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Praça da República. Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto e de retorno a Basílica no pátio do Carmo.

Coroação canônica

Messias Oliveira, frade carmelita da Basílica do Carmo, explica a importância das comemorações dos 100 anos da coroação canônica. "Nossa Senhora do Carmo foi declarada padroeira pelo grande número de devotos que ela tem aqui em Pernambuco, especialmente no Recife. Em 1919, dez anos depois [da beatificação], também por essa devoção, ela recebe uma grande homenagem: o Papa Bento XV concede à imagem aqui da Basília um título, a coroação canônica, que é assim que chamamos porque foi aprovada pela igreja", detalhou. "O povo fez uma grande campanha junto com os frades e construíram uma coroa e a coroaram como rainha de Recife e de Pernambuco", completou.

Ouça:

Frei Rosenildo Alexandre, reitor do templo dedicado à padroeira do Recife fala sobre as celebrações do centenário. "Estamos dentro das celebrações da coroação canônica da imagem de Nossa Senhora do Carmo. A festa toda está sendo preparada focando essa celebração. Dentro do convento foi armado um espaço para exposição de fotos onde as pessoas entram na história dessa coroação que aconteceu em 1919. O andor será diferente esse ano", disse.

Ouça:

Mobilidade

Procissão sai do pátio da Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Procissão sai do pátio da Igreja de Nossa Senhora do Carmo
JC Imagem

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai disponibilizar 50 agentes para a procissão de Nossa Senhora do Carmo. Os desvios serão montados na Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Cais do Apolo, Madre de Deus, Ponte Giratória e Av. Martins de Barros. A expectativa da CTTU é de que o trânsito no centro do Recife seja desbloqueado às 21h.