TRISTEZA

Após as chuvas, famílias desabrigadas precisam de ajuda em Igarassu

Fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife deixaram centenas de pessoas desabrigadas em Igarassu

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/07/2019 às 15:08
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, centenas de moradores perderam tudo o que tinham durante a chuva da última semana. Com tanta água, as casas ficaram inundadas e muita gente teve que procurar abrigo.

A autônoma Roberta Cavalcanti foi uma das mais prejudicadas. Ela e a família saíram de casa na madrugada da quarta-feira com a água na altura do pescoço. “Tirei minha filha pela janela, ela é gestante. A gente conseguiu tirar ela pela janela. Quando a gente começou a sair era muito animal, até jacaré a gente viu”, narrou.

Apesar das perdas, ela agradece por ter conseguido sobreviver. “Tudo que eu tinha na minha vida eu perdi. Graças a Deus eu consegui tirar meus filhos, meus netos. Foi lamentável”, contou, emocionada.

Ingrid Larissa, filha de Roberta, está grávida de oito meses. A estudante estava dentro de casa com dois filhos pequenos quando a água subiu. As crianças foram resgatadas do local em cima de uma geladeira que a família usou como barco.

Ingrid está grávida de 8 meses
Ingrid está grávida de 8 meses
JC Imagem

No município 140 famílias tiveram que deixar as residências e procurar um dos pontos de apoio disponibilizados para acolher os desalojados da enchente, como explicou Ivson Marcelo, secretário de Políticas Sociais de Igarassu.

Na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, no Loteamento Agamenon Magalhães, 31 famílias continuam abrigadas. Algumas pessoas estão desesperadas porque não têm para onde ir.

De acordo com o secretário, as famílias recebem um prazo até a próxima quarta-feira para deixarem os locais de apoio. Mas, segundo ele, esse prazo pode ser estendido se as pessoas não tiverem para onde ir.

Confira os detalhes na reportagem de Letícia Silva:

Ajuda

Por conta da situação as aulas nas escolas municipais da cidade foram suspensas e serão retomadas assim que as famílias voltarem para as residências. As doações para as vítimas da chuva podem ser entregues no Shopping de Igarassu que fica no centro da cidade. Entre os itens mais necessitados estão roupas de bebê e criança, peças íntimas e materiais de higiene e limpeza incluindo absorvente.