MISÉRIA

Extrema pobreza cresce no país, mostram os dados do Cadastro Único

Segundo os números, mais de 13 milhões de brasileiros vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/08/2019 às 16:56
Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil

Mais de 13 milhões de brasileiros vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, de acordo com dados divulgados, nesta semana, pelo Cadastro Único do Ministério da Cidadania. Nos últimos sete anos, mais de 500 mil pessoas entraram nas estatísticas da situação de miséria no país.

Os dados do levantamento do Cadastro Único também revelam que é na região Nordeste onde há mais casos de extrema pobreza.

O economista e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de Pernambuco (Ipea-PE), Gustavo Maia Gomes, analise dos dados da pesquisa e disse que a fase ruim não é algo recente.

Já o historiador Humberto Miranda, do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE) e mestre em história social da cultura regional, alerta para a deficiência na questão da distribuição de renda e falta de políticas públicas.

A voz de quem enfrenta o problema diariamente

Na comunidade Roque Santeiro I, no bairro dos Coelhos, na área central do Recife, famílias ainda vivem em palafitas e precisam compartilhar o espaço ratos, baratas, lixo e falta de saneamento.

A repórter Beatriz Albuquerque e conta a história de algumas famílias que moram no local: