Trânsito

Ação no Recife alerta motociclistas sobre os riscos do cerol de pipa

A ação do Detran-PE orienta motociclistas a utilizarem o acessório corta pipas, para evitar acidentes com o cerol

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 16/08/2019 às 9:57
Reprodução / TV Jornal
FOTO: Reprodução / TV Jornal

Uma brincadeira de criança que pode provocar consequências graves. O uso do cerol em linhas de pipa, que pode ser feito com pó de vidro e cola, é capaz de provocar acidentes, principalmente, com motociclistas. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) promove, nesta sexta-feira (16) uma ação na Avenida Agamenon Magalhães, Área Central do Recife, para alertar os motociclistas e conscientizá-los para o uso do acessório corta pipas. Em cinco minutos, os agentes repassam orientações sobre o trabalho de prevenção e instalam a antena nas motos, como explica o agente de trânsito e coordenador da operação, Stefano Araújo.

"O mês de agosto é reconhecidamente como o mês dos ventos. Com o aumento dos ventos, aumenta-se a prática de soltar pipa. Infelizmente, as crianças e adolescentes às vezes usam a prática do cerol. Estamos fazendo essa campanha para prevenir os motociclistas, e também estamos ofertando de forma gratuita, a instalação da antena corta pipas, que é um equipamento muito barato e evita que o motociclista tenha uma lesão grave", disse.

De acordo com o Detran, o uso do corta pipas é obrigatório apenas para os mototáxi e motofretes, mas o órgão também incentiva o uso do equipamento para as motocicletas de uso particular, com o objetivo de prevenir possíveis acidentes.

A emergência do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, recebe muitos casos de acidentes provocados pelo cerol. As vítimas, na maioria das vezes, são os motociclistas. O coordenador da emergência do HR, o médico Roberto Natanael, explica os casos.

"Na verdade, as lesões têm intensidade e gravidade distintas. O mais habitual é que seja acometido um segmento mais superior do corpo, como o pescoço ou a cabeça. O pescoço pode ter lesões de vias áreas, que são lesões muito graves. Havendo esse comprometimento, pode haver o óbito no local ou no transporte para a unidade de referência”, afirmou.