Graça Araújo

Ciclovia Graça Araújo será inaugurada neste domingo

A jornalista era amante da prática esportiva

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 16/08/2019 às 14:12
Léo Motta/ JC Imagens
FOTO: Léo Motta/ JC Imagens

Vai ser inaugurada neste domingo (18), a ciclovia Graça Araújo. Ela vai ligar a Avenida Mário Melo à Rua dos Palmares, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O nome da ciclovia é uma homenagem à jornalista Graça Araújo, que morreu em setembro de 2018, aos 62 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Graça tinha o costume de participar de corridas de rua. Foram mais de 20 anos de trabalho da jornalista nos veículos de comunicação do Sistema Jornal do Commercio.

O evento de inauguração da ciclovia será realizado às 10h, na Avenida Mário Melo, esquina com a Rua São Geraldo, nas imediações do IEP. Além de familiares e amigos da homenageada, a festa vai contar com a presença do prefeito Geraldo Julio (PSB), que detalha a programação do evento.

“A gente vai ter parte da Avenida Mário Melo dedicado às pessoas, às bicicletas. Vamos ter atividades culturais, atividade para as crianças e também para os adultos. Todos vão poder chegar lá pela ciclofaixa de Turismo e Lazer, e chegando na Mário Melo, vai encontrar a nova ciclovia jornalista Graça Araújo. Agora ela fica imortalizada numa avenida importante da cidade”, afirmou.

Autora da proposta que dá o nome da jornalista à ciclovia, a vereadora Goretti Queiroz (PSC), detalha como surgiu a ideia de homenagear Graça Araújo, com quem tinha uma relação próxima.

“Ela era uma amiga pessoal e muito querida. A partir do momento que apresentei esse projeto de lei, sabíamos que havia esse projeto de construção da ciclovia na Avenida Mário Melo. O ambiente da ciclovia é no bairro de Santo Amaro, onde o Sistema Jornal do Commercio está fixado e onde Graça Araújo trabalhou por muito tempo, então tudo a ver que essa ciclovia fosse uma homenagem à ela”, disse.

Mudanças no trânsito

A ciclovia vai estar integrada ao eixo cicloviário Camilo Simões e a estrutura montada no entorno da Avenida da Conde da Boa Vista. A partir deste sábado (17), três giros à esquerda que eram permitidos na via e no entorno, serão extintos. Os motoristas vão ter que fazer giros de quadra. Quem ia pela Avenida Mário Melo não pode mais entrar à esquerda na Rua do Hospício, nem à esquerda vindo da Cruz Cabugá em direção a Rua da Aurora. Orientadores de trânsito vão estar presentes nesses locais para tirar dúvidas.