CINEMA

Kleber Mendonça comemora pré-estreia de Bacurau no Brasil

A primeira exibição do premiado Bacurau no Brasil ocorre na noite desta sexta-feira (16), em Gramado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/08/2019 às 18:04
Pascal Le/Getty Images
FOTO: Pascal Le/Getty Images

Neste sábado (17), acontece a pré-estreia do premiado longa-metragem pernambucano Bacurau, dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em vários cinemas da cidade. Além desta data, dia 24 de agosto também será de pré-estreia.

O cineasta Kleber Mendonça Filho conversou com o Rádio Livre sobre o longa. De acordo com ele, a ideia dele e de Juliano Dornelles, inicialmente, era realizar um filme de ficção científica. “A gente fez esse filme pensando numa comunidade pequena do Sertão de Pernambuco, essa comunidade enfrenta problemas que não são novos, como [falta] de água, corrupção, violência, mas, na verdade, se torna um filme de aventura porque as pessoas que atacam essa comunidade não sabiam que ela é muito ‘rocheda’”, contou.

Segundo Kleber Mendonça, o filme tem sido muito bem recebido pelas plateias do exterior. “A gente está muito feliz de a partir de hoje rever o filme no Brasil”, afirmou, acrescentando que a primeira exibição ocorrerá hoje, em Gramado.

Sônia Braga no elenco

Sônia Braga interpreta Domingas, no longa
Sônia Braga interpreta Domingas, no longa
Divulgação

Sobre mais uma parceria com a atriz Sônia Braga, o cineasta lembra do primeiro contato com a artista. “Esse casamento com Sônia começou em 2015 que foi quando eu estava me preparando para fazer Aquarius, que é o meu filme anterior, e a gente teve a ideia de perguntar a Sônia e mandar o roteiro se ela tinha interesse pelo filme. Ela respondeu em menos de 24 horas que sim, ela adorou o roteiro”, disse.

No entanto, ele lembra que, em Bacurau, diferentemente de Aquarius onde ela era a personagem principal, a atriz não está tão evidência. “É como uma orquestra, é como se ela tocasse o piano. Tem vários outros atores e atrizes de vários lugares do Nordeste e até de for do Brasil interpretando outros personagens. É sempre uma alegria trabalhar com Sônia porque o rosto dela pertence à cultura brasileira. Ela é um tesouro”, elogiou o diretor.

Confira a entrevista completa:

Pré-estreia

A manhã da última terça-feira (13) foi marcada por uma fila que deu volta no Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista, com vários cinéfilos ávidos para comprar ingressos para a pré-estreia de Bacurau, anunciada para o dia 24 de agosto. A primeira sessão, às 19h30, esgotou rapidamente. Mas, quem não conseguiu garantir seu bilhete não precisa se preocupar: uma semana antes, neste sábado (17), vários cinemas da cidade exibirão o premiado filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

A estratégia da distribuidora Vitrine vai promover sessões em cinemas alternativos, como o da Fundação (Derby), e comerciais, como o Cinema Rosa e Silva, Patteo e nos do UCI. Nos dias 23 e 24 também haverá uma sessão diária nestas salas. O filme só estreia em circuito nacional, com múltiplas exibições, no dia 29 de agosto.