SAÚDE

PCR garante que não falta vacina nos postos do Recife

A coordenadora do Projeto de Imunização do Recife alegou que há um grande estoque da vacina tríplice viral

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 20/08/2019 às 20:31
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Em entrevista ao programa Rádio Livre desta terça-feira (20), a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabete Azoubel falou sobre o baixo nível no estoque de vacinas contra o sarampo, caxumba e rubéola. Postos de saúde particulares e públicos, na cidade do Recife, estariam sem a tríplice viral em seus bancos. Elizabete pontuou que não falta vacina na capital pernambucana e que os postos precisam indicar que estão sem os medicamentos para que possam ser abastecidos.

"Vacina não está faltando. Nós estamos com um estoque grande da vacina (tríplice). Se por acaso faltou, foi alguma falta momentânea. Mas é bom que eles sinalizem pra que possa abastecer o posto", declarou Azoubel.

Ouça a entrevista na íntegra:

Elizabete ressaltou que o momento é de alerta e que as salas de vacina não podem ficar fechadas. A coordenadora recomenda que em caso de problemas de falta de vacina nos postos de saúde, a população pode ligar para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), através do telefone 3355-3655.

"A gente está vivendo um momento em que não tem como fechar as salas de vacina. A gente tem que resolver esse problema", declarou a coordenadora.

As pessoas de 12 meses até 29 anos devem tomar a vacina tríplice viral, em duas doses, em qualquer fase da vida. De acordo com Elizabete Azoubel, quem já foi vacinado duas vezes, não precisa tomar novamente. Segundo a coordenadora, quem já teve sarampo também está protegido. “ A doença deixa proteção pra vida toda”, finalizou.