SAÚDE

Casa do Coração atende gratuitamente crianças com cardiopatias

Casa do Coração abriu as portas nesta quinta-feira (22)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/08/2019 às 17:23
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

A ONG Círculo do Coração trabalha há 25 anos para facilitar o tratamento de crianças carentes portadoras de doença cardíaca, no Nordeste. Nesta quinta-feira (22), a organização deu um passo além e com a abertura da sua sede: a Casa do Coração. Agora, as crianças receberão atendimento gratuito no local.

A Casa do Coração fica no bairro de Campo Grande, no Recife. A ONG funciona com parceira com vários hospitais de Pernambuco e outros Estados. Doutora Sandra Matos, fundadora e diretora do projeto, fala sobre o trabalho desenvolvido. “Esse atendimento será gratuito e os pacientes devem ser encaminhados de serviços públicos para cá”, disse.

A ideia é fazer o atendimento de toda a parte clínica de cardiologia pediátrica. A Casa do Coração terá capacidade para atender, em média, de 80 a 100 pacientes por mês. “A gente vai ter as consultas, exames complementares como é o caso do eletrocardiograma e ecocardiograma. Se o paciente for um caso normal, ele faz os exames, a gente concluiu que o coração dele está bem, entrega um laudo e devolve para o médico que encaminhou. Se for um paciente que tem um problema cardíaco, ele passa a ser um paciente da casa”, detalhou a médica.

A diretora da Casa do Coração explicou que as crianças com diagnósticos de cardiopatia ficarão sendo acompanhadas pelos profissionais do espaço, com consultas, medicações e encaminhamentos para os tratamentos. Em caso de cirurgia, será realizada a transferência do paciente para alguma unidade especializada.

Confira os detalhes na reportagem de Lilian Fonsêca:

Como ajudar

Segundo a diretora da Casa do Coração, para manter o espaço, é preciso ajuda. “Nós temos a maioria dos equipamentos, mas não temos todos. A gente ainda está buscando recurso para conseguir alguns equipamentos a mais para a casa. Além disso, depois que a gente sai dessa fase inicial, tem a manutenção”, contou, lembrando que toda ajuda é bem-vinda.

Para quem quiser ajudar, pode entrar em contato com os responsáveis através do Whatsapp (81) 98129.8136.

A Casa do Coração ainda pretende realizar o treinamento de profissionais de saúde para o atendimento de cardiologia pediátrica.