AÇÃO

Hospital Português realiza ação de combate ao fumo no Recife

Pneumologista alerta para importância da prevenção através de campanhas, mas também ressalta a necessidade dos fumantes buscar o tratamento adequado

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 29/08/2019 às 14:14
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

No Dia de Combate ao Fumo, o Real Hospital Português, no bairro da Ilha do Leite, área central do Recife, realizou nesta quinta-feira (29) uma campanha para conscientizar a população sobre os danos provocados pelo tabagismo.

O pneumologista Blancar Torres destaca a importância dessa ação. "Para o fumante é fundamental porque nós estamos conscientizando. Estamos querendo erradicar através da lei. Existe a Lei Antifumo 12.546/2011, que não permite fumar em qualquer ambiente que trata de saúde. Isso é bom para o fumante, porque ele passa aquele tempo sem fumar", disse.

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 12 meses, o Brasil reduziu em 40% o hábito de fumar. Mas por conta do cigarro, a estimativa é de que até o fim deste ano, 31 mil novos casos de câncer no pulmão sejam registrados. O médico explica porque o câncer de pulmão é um dos recordistas em morte ocasionados pelo fumo.

"O câncer de pulmão é sorrateiro, pois ele não dá nenhum alerta. Quando ele vem dá um aviso, é porque já tem 2/3 da sua evolução, geralmente numa fase muito tardia, a qual chamamos de fase 3 e 4, e que tem poucas chances de você ter um resultado positivo com o tratamento", afirmou.

Risco de cigarros eletrônicos

Blancar Torres também alerta para o uso de cigarros eletrônicos. Segundo ele, são todos iguais. "O cigarro eletrônico, o narguilé, tudo é realmente uma forma de fumar e burlar a própria pessoa que acha que está fumando um cigarro eletrônico e não é a mesma coisa. Ele vai ficar viciado em cigarro eletrônico”, disse.

Por fim, ele destaca a importância de prevenir e também de procurar um tratamento. “O importante é a prevenção. Pensar em prevenção é ter realmente saúde. Mas também temos que dizer ao fumante para se tratar. Nós temos o tratamento no ambulatório Maria Fernanda, todas as sextas-feiras. O fumante está convidado, pois nessa situação nosso êxito é de 80% de pessoas que ficam, persistem e terminam deixando”, concluiu.