ZONA AZUL DIGITAL

Zona Azul Digital será obrigatório a partir da próxima segunda-feira

Para quem ainda tem folhas, a troca do papel para o Cartão Digital ainda poderá ser feita durante o mês de setembro

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 30/08/2019 às 10:54
Andréa Rego Barros/PCR
FOTO: Andréa Rego Barros/PCR

A partir da próxima segunda-feira (2), o sistema rotativo de estacionamento do Recife passa a ser exclusivamente digital. O motorista que for estacionar em uma das vagas da cidade vai ter que usar o aplicativo ou se dirigir a um dos 54 pontos de vendas e fazer o pagamento eletrônico. Desde o início da mudança, foram 60 dias de transição entre o modelo antigo, de papel, e o modelo digital.

Para Taciana Ferreira, presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o tempo foi suficiente para a adaptação.

"Ao longo desses dois meses, foi importante esse uso paralelo tanto da Zona Azul Digital, quanto da folhinha, porque permitiu que a gente pudesse fazer o aperfeiçoamento do aplicativo e isso foi feito. "

Desde o início da operação no formato digital, foram realizados 65 mil downloads do aplicativo, totalizando 95 mil ativações de cartões de Zona Azul Digitais, sendo 60% nos aplicativos e 40% nos terminais de ponto de venda fixos espalhados pela cidade.

Ainda de acordo com Taciana Ferreira, a partir de segunda-feira, quem for pego com o talão de Zona Azul de papel poderá ser multado.

"Nós estamos divulgando frequentemente a população, desde a semana passada, divulgando que a partir de segunda-feira não será mais permitido. Os nossos agentes de trânsitos estão orientados e também vão orientar aos cidadãos que não devem utilizar mais o Zona Azul de papel, e sim o digital. Mas as pessoas poderão ser autuadas se o agente de trânsito não tiver condições de orientá-lo para a mudança ou mesmo que ele insista na utilização do papel", explicou.

A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação). O veículo está passível de remoção para um depósito.