CONSUMIDOR

Ipem realiza fiscalização em postos de combustíveis

Fiscalização do Ipem visa certificar se a quantidade de combustível entregue aos motoristas está de acordo com o valor pago

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 04/09/2019 às 15:11
Reprodução/ TV Jornal
FOTO: Reprodução/ TV Jornal

No fim do mês passado, uma lei estadual foi aprovada na Alepe com o objetivo de combater fraudes praticadas por postos de combustível. Nesta quarta-feira (4), o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) realizou uma fiscalização para identificar a quantidade de combustíveis que os frentistas estão entregando aos clientes.

Antônio Simões, metrologista do Ipem, explica que a fiscalização é importante para tranquilizar o consumidor. “Para gente ver se o consumidor está realmente recebendo o combustível na quantidade correta naquilo que ele está pagando”, disse.

Segundo o metrologista, o posto flagrado com irregularidade é atuado e a multa varia de R$ 100 a R$ 1 milhão.

No entanto, ele lembra que existe uma tolerância para que os estabelecimentos na hora de abastecer o veículo. “A tolerância máxima é 0,3% do combustível cedido (...) Que no caso dá 60 ml de um total de 20 litros”, apontou.

Outras fiscalizações já foram realizadas neste mês e dos 17 postos fiscalizados três estavam com irregularidades.

Se o consumidor suspeitar de fraude praticada por posto de combustível, ele pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 081 1526.

Confira os detalhes na reportagem de Marcela Maranhão: