CBTU

Ramal Camaragibe do Metrô do Recife sem previsão de retorno

O ramal Camaragibe do Metrô do Recife paralisou as atividades na manhã desta quinta-feira (5) após um problema na rede aérea

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/09/2019 às 17:53
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou na tarde desta quinta-feira (5) que o ramal Camaragibe do Metrô do Recife segue sem previsão de retorno. Um problema na rede aérea do modal interrompeu as atividades às 8h48 desta quinta e cinto estações foram fechadas.

Segundo a CBTU, equipes de manutenção da companhia estão trabalhando de forma ininterrupta desde a manhã para solucionar o rompimento de um cabo próximo à Estação Curado. Outros técnicos da empresa também estão no local para verificar as causas deste rompimento.

Estações fechadas

Por conta do problema, as estações Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe continuam fechadas. A Estação Coqueiral funciona parcialmente, pois também atende o Ramal Jaboatão da Linha Centro do Metrô do Recife que está em funcionamento, assim como as Linhas Sul e VLT.

Em média, 400 mil pessoas utilizam, todos os dias, as três linhas que compõem o sistema de trens urbanos. Mas só neste ano, o metrô do Recife já registrou quase 80 panes. Os dados são da própria Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Privatização

O Governo Federal incluiu a Empresa Brasileira de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e a CBTU, que opera no Recife, no Programa Nacional de Desestatização.

A decisão atende a recomendações do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) e consta de decretos presidenciais publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4).

Além do Recife, a CBTU é responsável pela operação do metrô em Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa e Natal.