Geração de Emprego

Governo de Pernambuco debate inserção da mulher no mercado de trabalho

Reunião na próxima segunda-feira (9) com o setor produtivo vai reunir federações e Sistema S para inaugurar fóruns de diálogo do Pernambuco Por Elas.

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 07/09/2019 às 16:15
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

A governadora em exercício Luciana Santos (PCdoB) coordena, na próxima segunda-feira (9), a partir das 14h, uma reunião com representantes do setor produtivo do Estado, no Palácio do Campo das Princesas. Na pauta, será discutido a geração de emprego, renda e autonomia para as mulheres. Realizado em parceria com a Secretaria da Mulher, o encontro vai inaugurar os Fóruns de Diálogo do Pernambuco por Elas. A iniciativa visa reunir informações, propostas e esforços pela inserção cidadã das mulheres no mundo do trabalho.

A reunião será coordenada por Luciana em razão da viagem do governador Paulo Câmara (PSB) à Singapura, na Ásia, para participar, durante os próximos dez dias, de um evento internacional a convite da Fundação Lemann. O Pernambuco por Elas reúne as ações do Grupo de Trabalho sobre Mulheres e o Mercado de Trabalho em Pernambuco. O objetivo é fortalecer, direcionar e ampliar as políticas públicas de trabalho e renda para mulheres, que serão avaliadas e vão contribuir para a construção do Pacto pelo Emprego, com o fortalecimento feminino no setor produtivo.

O diálogo com a sociedade também se dará por meio digital. A categoria “Mulher, trabalho e renda”, dentro do portal www.participa.pe.gov.br, reúne propostas da população sobre o tema. Qualquer um pode contribuir. Será lançada ainda uma página específica do Pernambuco Por Elas, também aberta ao debate.

De acordo com Luciana, a ideia do governo de Pernambuco é ajudar a mudar o quadro de desigualdade que existe para as mulheres no mercado de trabalho. “Acreditamos que a autonomia econômica pode transformar a vida das mulheres, porque ela contribui diretamente para o empoderamento feminino e o combate à violência de gênero e ao machismo. Quando uma mulher está bem colocada no mercado de trabalho, isso tem impacto direto na qualidade de vida das famílias e também na economia do país”, defende Luciana Santos, que coordena o grupo de trabalho.

Serviço

Fórum de diálogo Pernambuco por Elas – Autonomia, Trabalho e Renda, com setor produtivo

Segunda, 09/09/2019

Horário: 14h

Local: Sala das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas