BARRAGEM

Situação de estrutura de barragem em Caruaru preocupa moradores

As chuvas dos últimos dias encharcaram o solo

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 11/09/2019 às 15:09
Reprodução/O Povo na TV/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/O Povo na TV/TV Jornal Interior

A situação de uma barragem localizada no sítio Azevem, na Zona Rural de Caruaru, tem deixado a comunidade local em alerta devido às chuvas dos últimos dias que deixaram o solo encharcado.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kleber Aleksander, foi constatado um recalque no paredão principal da barragem. "Foi constatado que houve um recalque no paredão principal da barragem. Além do recalque, existe uma infiltração subterrânea por baixa da estrutura. Em cima, a estrutura está consolidada, mas entramos em contato com a comunidade para identificar de quem é a responsabilidade e quem é o proprietário”, explicou.

Ainda segundo Aleksander, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) auxiliou na identificação da empresa que realizou a construção da barragem. “Fomos informados de que um recurso federal repassado ao Governo do Estado que contratou através de licitação uma empresa para construir aquela barragem. O IPA foi parceiro nessa identificação. Eles estão nos passando as informações da construtora que fez essa barragem e vamos notificar a construtora para reforçar a emergência de fazer um reparo naquela estrutura”, detalhou.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, se a empresa responsável não solucionar o problema, a barragem por meio de infiltração corre o risco de estourar.