IRRIGAÇÃO

Projeto de reuso da água cinza começa a ser implantado em Petrolina

A ideia do projeto é reutilizar a água para irrigar plantações de palmas, hortaliças e flores

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 18/09/2019 às 11:00
Reprodução / internet
FOTO: Reprodução / internet

A Prefeitura de Petrolina, em parceria com o Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF-Sertão), executará, na zona rural do município, o projeto de reuso da água cinza, aquela que é descartada após ser utilizada na lavagem de pratos, roupas, verduras, legumes, para tomar banho ou escovar os dentes. A comunidade de Atalho, localizada a 80 km da cidade, será a primeira beneficiada com a ação. O objetivo é contribuir no cultivo de palmas, hortaliças e flores.

O projeto de extensão, idealizado há mais de dois anos pelo professor José Sebastião Costa, teve seu experimento realizado numa propriedade rural no assentamento Terras da Liberdade, e propõe o reuso da água para irrigação. É um sistema de tratamento simplificado para comunidades rurais. A ideia é facilitar o aproveitamento da água em comunidades que têm dificuldades para a aquisição do líquido.

Um levantamento realizado na Escola Municipal Olavo Bilac, foi constatado que cerca de 700 a 1000 litros de água são descartados no solo depois das atividades da cantina. Na segunda-feira (16), equipes da Secretaria de Governo, Agricultura, a Agência Municipal de Meio Ambiente e do Campus Petrolina Zona Rural, do IF Sertão, começaram a implantação de uma unidade demonstrativa do projeto na Escola Olavo Bilac.

O sistema simplificado consiste na construção de uma caixa de gordura artesanal, utilizando um simples processo de filtragem, reaproveitando toda a água cinza que seria totalmente desperdiçada.