CATOLICISMO

Nossa Senhora do Carmo: fiéis celebram centenário de coroação canônica

A imagem de dois metros de altura e 200kg sairá pela segunda vez da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na área central do Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/09/2019 às 10:24
Isa Maria/ TV Jornal
FOTO: Isa Maria/ TV Jornal

Devotos foram às ruas para celebrar o centenário da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo. O título foi concedido pelo papa Bento XV no século passado como resultado de uma grande mobilização popular. Neste sábado (21), a imagem de dois metros de altura e 200kg sai pela segunda vez da Basílica do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, na área central do Recife.

A programação festiva começou às 6h com a chamada romaria da gratidão que saiu da Igreja do Carmo, em Olinda. A celebração eucarística do meio-dia, a hora da graça será presidida pelo reitor da Basílica do Carmo, Frei Rosenildo Alexandre. Já a missa campal das 15h conta com a presença de Dom João Costa, arcebispo de Aracaju, em Sergipe. Uma hora depois a imagem de Nossa Senhora do Carmo sai em procissão solene rumo a Faculdade de Direito, na Boa Vista.

Uma réplica da coroa de 60 centímetros feita em ouro utilizada há cem anos será colocada na cabeça da Virgem Maria. A festa do centenário da coroação canônica será encerrada com um show do sanfoneiro Dudu do Acordeon.

A repórter Isa Maria Acompanha:

Um esquema de trânsito foi montado pela CTTU durante a caminhada religiosa no centro do Recife na tarde deste sábado.

Frei Rosenildo Alexandre, reitor da Basílica do Carmo fala da programação, do restauro da imagem e do significado da data:

Arrecadação

A campanha de arrecadação de verba para a troca dos sinos continua. Até agora, só foi arrecadado metade do valor para a troca das peças, orçadas em R$ 138 mil. Apesar do período de comemorações estar na reta final, ainda há tempo de ajudar. Rifas estão sendo vendidas na igreja e o prêmio será um veículo modelo Chery New QQ, que será sorteado neste sábado. Também podem ser feitas doações no altar da Basílica e por meio de conta bancária (Banco do Brasil, agência 1850-3, conta corrente 14.273-5, CNPJ 10.946.424/0004-40).