SAÚDE ANIMAL

Prefeitura de Jaboatão realiza ação para tratar cavalos abandonados

A ação acontece em parceria com a Associação Mundial Veterinária nesta terça (24) e quarta-feira (25)

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 24/09/2019 às 10:26
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Associação Mundial Veterinária, realiza, nesta terça-feira (24) uma ação para tratar cavalos que estão abandonados pelas ruas. O objetivo da atividade é tirar os animais das vias públicas com a intenção de evitar acidentes e também tratar os cavalos que estão feridos por algum motivo. A ação também acontece nesta quarta-feira (25).

A superintendente do Meio Ambiente da Prefeitura de Jaboatão, Edilene Rodrigues, explica qual é o objetivo da ação realizada em parceria com a Associação Mundial Veterinária. "É uma preocupação da nossa gestão em cuidar do bem-estar dos animais e não deixá-los soltos nas vias públicas. Também nos preocupamos com os cavalos dos carroceiros,que trafegam nas vias públicas e utilizam desses animais para carregar materiais, e muitas vezes esses animais estão lesionados. Trouxemos uns cavalos que foram apreendidos porque não tinham donos e estavam soltos nas vias públicas. Vamos fazer o tratamento tanto desses quanto dos cavalos dos carroceiros", disse.

Segundo a superintendente, os animais são encaminhados para uma fazenda para realizar o tratamento, no entanto, o endereço não é divulgado por medidas de precaução. "Eles passam até 60 dias sendo tratados, e depois podem ser doados a instituições públicas ou a pessoas que queiram adotar esses cavalos através de um termo de adoção, onde nós vamos pegar dados dessas pessoas. Nós não divulgamos o endereço da fazenda por uma questão de precaução. Muitas vezes os donos dos animais querem resgatá-los, mas não querem passar pela Prefeitura para usar todos os trâmites", preveniu.

Ainda de acordo com Edilene, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vai lançar um Sistema de Informação Digital, com a intenção de colocar um dispositivo nos animais para fazer o monitoramento diariamente. A iniciativa vai permitir a identificação e a localização dos cavalos, e se os animais forem abandonados mais uma vez, os proprietários poderão sofrer penalidades. A ação acontece das 8h às 16h. Segundo a Prefeitura, a meta é atender 100 animais por dia.

Confira a reportagem de Juliana Oliveira no local: