Dia do idoso

Evento na semana do idoso realiza orientações gratuitas voltadas à saúde

Profissionais realizarão exames e palestras à população da terceira idade

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 28/09/2019 às 15:57
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A partir do desta terça-feira (01), começará uma ação em prol a semana do idoso, promovida pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Entre os serviços oferecidos estão exames de glicemia, aferição de pressão, vacinas e palestras sobre uso racional de medicamentos. As visitas dos profissionais acontecerão no Imip, e nos abrigos Cristo Redentor e Ieda Lucena.

De acordo com projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos em Pernambuco terá um grande salto nos próximos 40 anos. Atualmente, o Estado apresenta 820 mil (8,6%) e, em 2060, a expectativa é de 2,5 milhões (25%). Os cuidados com a saúde precisam ser cada vez maiores para que essa projeção se concretize.

“São eventos focados no paciente idoso. O intuito é que a comunidade saiba que pode contar com a equipe de saúde em todas as medidas de prevenção e busca do bem-estar. A experiência também do contato com pessoas (paciente, familiar, cuidador) trabalhando em prol de orientar essa população. O momento é para que o paciente tire suas dúvidas de forma lúdica, através de jogos, música, ensinar e aprender se divertido. Estamos vivendo mais tempo, neste sentido, temos como prioridade atuar para que eles vivam mais saudáveis”, disse a tutora do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, Ítala Nóbrega.

  • Programação

Imip

Ação: aferição de pressão e glicemia, mais palestras no Dia do Idoso

Data: 1º de outubro, das 8h às 12h

Local: Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista

Visita ao abrigo Ieda Lucena

Ação: palestra sobre uso racional de medicamentos, atividades de dança, cuidados com a saúde bucal, exibição de filme, oficina “Água é vida” e roda de conversa terapêutica.

Data: segunda (30) e terça (01) das 8h às 17h;

quarta (02) a sexta (04), das 14h às 17h.

Local: R. Áureo Xavier, 95 - Cordeiro, Recife.

Visita ao abrigo Cristo Redentor

Ação: palestra sobre uso racional de medicamentos, atividades de dança, cuidados com a saúde bucal, exibição de filme, oficina “Água é vida” e roda de conversa terapêutica.

Data: de segunda (30) a sexta (04), das 14h às 17h

(terça terá programação pela manhã também, a partir das 8h).

Local: Av. Governador Agamenon Magalhaes, S/N, Jaboatão dos Guararapes