AÇÃO

Secretaria do Trabalho promove capacitação profissional para as mulheres

A iniciativa faz parte do projeto “Ela pode”, que visa empoderar as mulheres para o mercado de trabalho

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 02/10/2019 às 15:19
Divulgação/Secult-PE
FOTO: Divulgação/Secult-PE

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco promove oportunidades de capacitação profissional a partir desta sexta-feira (4). O projeto “Ela pode” faz parte do maior programa de capacitação de mulheres do Brasil e é desenvolvido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora em parceria com o Google. O programa visa capacitar até dezembro de 2020 mais de 10 mil pernambucanas de forma gratuita.

A assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa, comenta o objetivo do programa e o conteúdo que vai ser disponibilizado. “O foco principal desse programa “Ela pode” é atingir as mulheres. Podem se inscrever as mulheres a partir de 16 anos. Vamos tratar de alguns conteúdos como liderança, comunicação, networking, negociação, finanças e ferramentas digitais”, afirmou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11,6 milhões de famílias brasileiras são lideradas por mulheres. Apesar do número expressivo, o rendimento médio das mulheres entre 25 e 49 anos de idade equivale a 79,5% do que é recebido do que é recebido por homens, dentro de um mesmo grupo de idade.

Lúcia Costa comenta como o projeto de capacitação visa a autonomia econômica da mulher. “As mulheres em vulnerabilidade vão ter um incentivo, uma capacitação para se sentir mais forte, para conseguir características para entrar no mercado de trabalho e se empoderar. Elas vão empreender, tanto através de mídias digitais, onde elas terão seus próprios sites ou então ter ferramentas financeiras para calcular o preço do seu produto, como é para vender, como é para se portar. Tudo isso vai empoderar a mulher tanto para ela entrar no mercado de trabalho, quanto para ela gerir o seu próprio negócio”, explicou.

O curso de capacitação acontece nesta sexta-feira, das 9h às 12h. Depois acontece um intervalo e as atividades retornam de 13h e seguem até às 18h. O evento acontece no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, em Olinda, que tem lotação para 250 pessoas. Todas as mulheres a partir dos 16 anos podem participar. Para fazer o cadastro, basta entrar no site: www.seteq.pe.gov.br.

Confira a reportagem de Beatriz Albuquerque: