Documentos

Nova carteira de identidade passa a ser emitida em Pernambuco

Expectativa é que 60 mil cadastros da nova carteira de identidade sejam feitos até 30 de novembro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/10/2019 às 16:21
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A nova carteira de identidade, que começa a ser expedida em Pernambuco, pretende ser mais segura e mais informativa. Além disso, o processo para tirar o novo documento será mais rápido. Os primeiros agendamentos começaram a ser feitos, desde o dia 23 deste mês, pela internet, seguem em fase de teste até o dia 30 de novembro.

Até lá, o Instituto Tavares Buril (ITB) pretende realizar mais de 60 mil cadastros. Os problemas e a demora para realizar o agendamento serão resolvidos com o novo sistema, que é digitalizado e automático.

Outros documentos

O novo RG pode conter mais informações sobre o cidadão, como título de eleitor, número do PIS/PASEP e até o tipo sanguíneo. Mas pra isso é preciso que a pessoa apresente os documentos originais que ela quer colocar na nova carteira.

Prazo de entrega

As mudanças também estão no prazo de entrega do documento, que agora passar a ser de 5 dias úteis. Para quem for pegar no expresso cidadão, e de 10 dias úteis para quem for receber nas cidades do interior. Os detalhes na reportagem de Max Augusto.

Ouça:

Agendamento

Os primeiros agendamentos começaram a ser feitos, no site pecidadao.pe.gov.br, desde o último dia 23, e seguem em fase de teste, até o dia 30 de novembro. Até lá, o ITB pretende realizar mais de 60 mil agendamentos e garante que os problemas e a demora para realizar o agendamento serão resolvidos com o novo sistema, que é digitalizado e automático.