Boas práticas

Ação do Detran conscientiza motoristas sobre educação no trânsito

Blitz acontece na Avenida Agamenon Magalhães nesta quarta-feira

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 30/10/2019 às 8:10
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Os motoristas que passarem nesta quarta-feira (30) na Avenida Agamenon Magalhães embaixo do viaduto da Avenida Norte, no sentido Olinda, vão se deparar com uma blitz educativa do Detran, que tem o objetivo de alertar os condutores sobre como evitar conflitos no trânsito.

Na ação, estão sendo distribuídos panfletos com dicas de boas práticas para evitar acidentes e até mesmo a morte resultante de discussão nas vias. A gerente de psicomédica do Detran e presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Tráfego de Pernambuco, Juliana Guimarães, acompanha a ação e fala do objetivo da blitz.

“Primeiramente é muito importante que a gente entenda que a gente está no trânsito convivendo com as pessoas. A gente circula nesse espaço, mas o nosso direito é de apenas circular nesse espaço, não de conduzir. Conduzir o veículo é uma concessão que a gente renova com os exames de saúde. A gente precisa acompanhar se a saúde física e emocional está bem”, afirmou.

Juliana Guimarães explica ainda o que é transtorno explosivo intermitente. “A gente tem um percentual hoje, no Brasil, estimado de 3% da população que já sofre de transtorno explosivo intermitente, que essa reação desproporcional e agressividade. Mas a gente já trabalha na psicologia com isso há anos.

A blitz educativa do Detran ficará na Avenida Agamenon Magalhães até as 15h desta quarta. A ação conta ainda com o Detran itinerante, um caminhão que disponibiliza serviços de emissão de nada consta, renovação e segunda via da CNH, captura de imagem, emissão de taxas multas e agendamento de serviços.