SAÚDE

SES confirma 75 casos de sarampo em Pernambuco

Número de confirmações de sarampo em Pernambuco subiu de 65 para 75, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/11/2019 às 15:39
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Um novo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que, até o último dia 26 de outubro, o número de confirmações de sarampo subiu para 75. A maioria dos casos está na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. No dia 19 de outubro, o balanço havia anotado 65 confirmações.

Ao todo, foram notificados em Pernambuco 989 casos suspeitos da doença, dos quais 75 foram confirmados, 386 descartados e os demais estão em investigação. Os municípios com casos confirmados são: Recife (05); Jaboatão dos Guararapes (01); Bezerros (01); Caruaru (08); Frei Miguelinho (01); Santa Cruz do Capibaribe (11); Taquaritinga do Norte (27); Toritama (08); Vertentes (11).

Segundo a SES, as ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso, ou seja, independente do resultado laboratorial. A medida busca evitar o agravamento do caso e a propagação da doença. As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio das Geres e do Estado.

Vacinação

De acordo com a SES, Pernambuco atingiu a meta global de vacinação contra o sarampo estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para crianças que estão na faixa etária entre um e dois anos de idade, com uma cobertura de 106,3% desse público imunizado na primeira dose. Até o momento, foram aplicadas nessa população 108,3 mil doses da tríplice viral - que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Em novembro, entre os dias 18 e 30, terá início a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. O público-alvo serão os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos, devido ao expressivo número de casos confirmados nessa faixa etária.