EDUCAÇÃO

Rede estadual de ensino inicia matrículas para 2020

As matrículas são feitas exclusivamente pelo site e são cerca de 75 mil vagas

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/11/2019 às 15:35
Jaílton Junior/TV Jornal
FOTO: Jaílton Junior/TV Jornal

As matrículas para alunos novatos da rede estadual de ensino começaram nesta quarta-feira (20). As inscrições são para estudantes vindos de escolas particulares ou de outros estados.

O processo é feito exclusivamente pelo site. O aluno ou responsável vai precisar informar: o nome completo do estudante, data de nascimento, escola de origem, série, turno, escola que pretende estudar e o nome do responsável com endereço e telefone. Essa é a primeira etapa do processo, que vai até o dia 27 de dezembro. É importante informar um endereço de e-mail para que seja enviada a senha de acesso ao sistema.

Ainda de acordo com o secretário de Educação, Fred Amâncio, em 30 minutos, mais de duas mil matrículas foram confirmadas. Algumas pessoas relataram problemas de acessar o site no início da manhã. Isso foi provocado, segundo o secretário, pelo grande número de pessoas na página. A orientação é continuar tentando.

Segundo momento de matrícula

O secretário reforçou ainda que haverá um segundo momento para inscrições. “Mesmo depois da efetivação, em 16 de janeiro, vão ter vagas sobrando ainda. A gente vai abrir um segundo momento de matrículas para aqueles retardatários que começa no dia 20 de janeiro e vai até 28 de janeiro. Como todo sistema é online, a partir do momento que a vaga é fechada ela já é bloqueada. Algumas escolas, as vagas encerram rapidamente”, explicou.

Nessa primeira etapa estão sendo oferecidas cerca de 75 mil vagas: 8.655 vagas em escolas integrais; 3.067 unidades no RMR e 5.588 no interior.