ÔNIBUS

Após incêndio em ônibus, terminais têm movimento normal nesta terça

Na noite de segunda-feira (25), dois veículos foram incendiados. No fim da noite, parte da frota de algumas empresas foi recolhida

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 26/11/2019 às 10:30
Ana Margareth/Cortesia
FOTO: Ana Margareth/Cortesia

Após dois ônibus serem incendiados na noite de segunda-feira (25) no Ibura, Zona Sul do Recife e em Olinda, na Região Metropolitana, parte da frota de algumas empresas foram recolhidas e passageiros chegaram a ficar sem transporte para voltar para casa no fim da noite. Na manhã desta terça-feira (26), a segurança foi reforçada e o movimento foi tranquilo tanto no Terminal Integrado da Macaxeira, quanto no Terminal Integrado da PE-15.

Segundo alguns funcionários do TI da Macaxeira, os ônibus começaram a circular por volta das 4h40, onde os ônibus estão saindo normalmente e fazendo suas viagens. Neste terminal, 14 linhas operam diariamente, atendendo mais de 46 mil pessoas.

Já no Terminal Integrado da PE-15, foram registradas filas imensas de passageiros a espera de ônibus. Apesar disso, muitos disseram que essa situação é normal e que acontece todos os dias. O pedreiro Erundir José da Silva reclamou do serviço. "Serviço é péssimo. Superlotado, empurra, empurra. É isso todo dia. Nada muda", disse.

Incêndio nos ônibus

O problema aconteceu foi na noite dessa segunda, onde dois ônibus foram incendiados. Um deles foi na PE-15, por volta das 19h e o outro foi no Ibura, em Lagoa Encantada. O ônibus da PE-15 fazia a linha TI Igarassu/Dantas Barreto e o do Ibura fazia a linha Lagoa Encantada/ T.I Tancredo Neves.

De acordo com informações de populares, os assaltantes se passaram por passageiros, entraram no coletivo, anunciaram o assalto e levaram a renda do coletivo e dos passageiros. Em seguida, mandaram as pessoas descerem e atearam fogo dentro dos ônibus.

Com o incêndio, houve tumulto, confusão, muita gente desesperada e uma mulher passou mal. Outros passageiros procuraram a Delegacia de Polícia do município de Paulista para prestar queixa. Após o incêndio nos coletivos, a situação ficou complicada e os donos das empresas de ônibus recolheram os veículos. A partir daí, nenhum ônibus saiu durante a noite e a madrugada. Já na manhã desta terça, a situação foi controlada e os terminais voltaram a funcionar normalmente.

Um terceiro incêndio ainda foi registrado no domingo. Um coletivo que também fazia a linha PE-15 foi incendiado em Olinda, na RMR. A Polícia Civil está investigando a situação através das imagens de câmera de segurança instalada nos ônibus e também nas vias para saber de fato o que vem acontecendo.

Ouça o flash de Juliana Oliveira no Terminal Integrado da Macaxeira:

Ouça o flash de Isa Maria no Terminal Integrado da PE-15: