SOLIDARIEDADE

Conheça a história da campanha Natal sem Fome

Além de alimentar, a campanha Natal sem Fome visa chamar a atenção dos governantes e da sociedade para essa questão

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/12/2019 às 17:03
Beatriz Albuquerque/ Rádio Jornal
FOTO: Beatriz Albuquerque/ Rádio Jornal

“Quem tem fome, tem pressa”. Você provavelmente já ouviu essa frase. Ela é de autoria do sociólogo Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho. Ele morreu há mais de 20 anos, mas deixou um legado muito importante para a sociedade. Em 1993, ele fundou a ONG Ação da Cidadania e um ano depois lançou a campanha Natal sem Fome.

Embora a ONG só tenha surgido no início dos anos 90, aqui no Recife, desde 1987, o religioso Dom Hélder Câmara desempenhava um projeto com ideias muito semelhantes às de Betinho. O coordenador e um dos fundadores da ação da cidadania no Recife, Anselmo Monteiro, recorda a ligação entre essas duas importantes figuras na defesa dos direitos humanos.

Essa união possibilita que milhares de pessoas possam ter o que para muitos é simples: um prato de comida. Neste final de ano, mais precisamente neste natal, a mensagem é intensificada: “quem tem fome, tem pressa”.

Como ajudar

Mais do que alimentar famílias no final do ano, a campanha Natal sem Fome visa principalmente chamar a atenção dos governantes e da sociedade para essa questão. Se você se interessou pelo assunto, e quer ajudar a Ong, é só acessar o site www.natalsemfome.org.br.