ABONO NATALINO

Caixa Econômica começa a pagar 13° do Bolsa Família

O calendário de pagamentos seguirá o dígito final do NIS do responsável familiar apresentado no cartão do programa

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 11/12/2019 às 11:59
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Os beneficiários do Bolsa Família já estão recebendo o abono natalino equivalente ao 13º do benefício. Instituído pela Medida Provisória 898, editada em outubro, o abono consiste no benefício pago em dobro em dezembro. O pagamento começou a ser realizado na terça-feira (10). De acordo com a Caixa Econômica, mais de 1,1 milhão de famílias pernambucanas estão sendo atendidas pelo Bolsa Família em dezembro e serão beneficiadas com a medida. No Brasil, o número chega a 13,1 milhões de famílias. O valor pode variar de R$ 40 até R$ 200.

O gerente regional da Caixa, Romero Cavalcanti, explica quem tem direito ao benefício e onde pode ser retirado. "Tem direito todos os beneficiários do Bolsa Família do mês de dezembro, que vão receber a parcela adicional do abono natalino, conhecido como 13º do Bolsa Família. Esse valor pode ser retirado nas agências da Caixa, nas Casas Lotéricas e nos nossos correspondentes bancários", disse.

Segundo o gerente, existe um calendário referente aos pagamentos que serão realizados até o dia 23 de dezembro. Após o prazo, os beneficiários terão um prazo de 90 dias para realizar o saque. “O calendário começou ontem com a terminação 1 do NIS, que é o número de identificação social e vai passar pelo 2 e 3, até a terminação 0, que será concluída no dia 23 de dezembro. Para consultar o número do NIS, as pessoas devem ligar para o 0800 726 0207 ou observar o cartão, que lá tem o número impresso. Quando os valores forem repassados para as contas, e após o prazo do dia 23 de dezembro, os beneficiários poderão sacar esse recurso em até 90 dias”, detalhou.

Para retirar o abono natalino é possível utilizar o cartão do Bolsa Família. Se o beneficiário utiliza uma conta da Caixa para retirar o dinheiro, poderá sacar através do cartão da poupança ou da caixa fácil. Além dessas duas opções, as pessoas também poderão realizar o saque comparecendo nos atendimentos direto nas agências da Caixa Econômica Federal.

Calendário

O calendário de pagamentos seguirá o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar apresentado no cartão do programa.

Beneficiários com o final 1 serão pagos nesta terça-feira. O cronograma segue com o pagamento aos beneficiários com final 2 na quarta (11); final 3, dia 12; final 4, dia 13; final 5, dia 16; final 6, dia 17; final 7, dia 18; final 8, dia 19; final 9, dia 20, e final 0, dia 23.

Confira a reportagem de Juliana Oliveira: