MOBILIDADE

CTTU implanta segunda etapa da Faixa Azul na Av. Mascarenhas de Moraes

A nova etapa marca os seis anos de criação da Faixa Azul no Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/12/2019 às 16:50
Marcos Pastich/PCR
FOTO: Marcos Pastich/PCR

A Prefeitura do Recife está implantando, a partir desta segunda-feira (16), a segunda etapa da Faixa Azul da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, bairro da Zona Azul da cidade. O início do funcionamento marca os seis anos de criação dos corredores exclusivos para ônibus no município.

Taciana Ferreira, presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fala sobre os seis anos de implantação do modelo. "Nós iniciamos esse projeto em 2013 quando implantamos uma primeira Faixa Azul em Afogados, na Rua Cosme Viana, e no ano seguinte implantamos a primeira etapa da Av. Mascarenhas de Moraes. Nós nos baseamos num programa de sucesso no Rio de Janeiro. O nosso projeto utilizei as premissas do PRS que prioriza o transporte público, com uma ação de baixo custo e maior velocidade de implantação", disse.

Em seis anos de funcionamento, o Recife já implantou 58 quilômetros de Faixa Azul, que é um corredor exclusivo de ônibus instalado para diminuir o tempo de viagens dos transportes públicos. O equipamento funciona das 6h às 22h. Segundo a presidente da CTTU, o equipamento reduz o tempo de viagem em, no mínimo, 20%.

A Avenida Mascarenhas de Moraes tem 14 quilômetros de extensão. A CTTU vai fazer a sinalização vertical nos últimos cinco quilômetros que não tinham o corredor exclusivo e foram entregues nesta segunda-feira.

Confira a entrevista completa: