Missa de Natal reuniu milhares de fiéis no Quartel do Derby

A missa foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/12/2019 às 13:06
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Na Missa de Natal, celebrada nesta terça-feira (24), no Quartel do Derby, na área central do Recife, o arcebispo de Olinda e Recife afirmou que “apesar dos problemas, Jesus Cristo caminha ao nosso lado”. Dom Fernando Saburido comandou a cerimônia religiosa que retorno ao local este ano.

Mais de três mil pessoas acompanharam o rito que simboliza o nascimento do filho de Deus entre os homens. A programação começou com a cantata do coral do Movimento Pró Criança da Arquidiocese de Olinda e Recife. No repertório, clássicos de Natal, além de sucessos da música popular brasileira e canções nordestinas. A missa marca o retorno ao Quartel do Derby já que no ano passado a celebração ocorreu no Santuário de Fátima, na Boa Vista.

Muitas famílias têm a tradição de assistir a liturgia especial antes da ceia da meia noite e da troca de presentes. A professora aposentada Hilda Falcão estava atenta a mensagem de Dom Fernando Saburido na homilia. “Já é tradição vir com minha família. Eu acho que é um momento muito importante porque estamos celebrando o nascimento do Senhor e é um momento de união, amor e amizade”, comentou. Ela foi com duas irmãs e duas sobrinhas.

Para Dom Fernando Saburido, o Natal é tempo de solidariedade, de alegria e de esperança. Ele lembrou que é preciso amar o próximo, independente de religião, raça, cor ou ideologia política. O religioso acrescentou ainda que a mensagem de Natal é de que não estamos sozinhos. Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, afirma que o Natal precisa ser comemorado na essência. "Nós temos que pensar na situação das crianças atualmente em nosso país e também o Natal é a festa da solidariedade e da partilha. São temas que a gente tem que desenvolver para trazer o evangelho para a vida prática", comentou.

Solenidade religiosa

Às 19h desta quarta-feira (25), o bispo auxiliar Dom Limacedo Antonio comanda o rito na igreja da Madre de Deus, no bairro do Recife.

Em seguida, participa da entrega de cestas básicas a moradores da comunidade do Pilar, no Recife Antigo.