Veículos

IPVA 2020 em Pernambuco será mais barato; veja calendário de pagamento

Governo informou que contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, em fevereiro, terão um desconto de 7%

JC Online
JC Online
Publicado em 26/12/2019 às 9:17
Guga Matos/Acervo JC Imagem
FOTO: Guga Matos/Acervo JC Imagem

Os pernambucanos pagarão um Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) mais barato em 2020. O governo divulgou nesta quarta-feira (24) que o tributo terá redução média de 3,47% neste ano, em relação a 2019. Os carnês para efetuação do pagamento serão enviados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) a partir de janeiro ou poderão ser acessados no site do órgão. Além disso, foi divulgado o calendário de pagamento do imposto.

O valor do imposto é calculado conforme a variação de preços de mercado estipulada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), entre setembro e outubro de 2018 e setembro e outubro de 2019, além da composição da frota de veículos tributáveis de Pernambuco em setembro de 2019. No caso dos automóveis, foi registrada uma queda de 3,99%, enquanto que os ônibus/micro-ônibus tiveram uma depreciação de 4,15%.

Pagamento

O governo informou que os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, em fevereiro, terão um desconto de 7%. Já os que decidirem pelo parcelamento em até três cotas irão pagar a primeira prestação também em fevereiro e quitar o IPVA nos meses subsequentes, com a última parcela em abril. As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa dos veículos.

Quem não pagar IPVA pode ficar com nome sujo

No início do ano, o governo Estadual passou a notificar motoristas que devem mais de R$ 400, entre os anos de 2015 e 2018, de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O não pagamento dessa tarifa pode levar o proprietário do veículo a ficar com o nome negativado no Serasa. A Secretaria Estadual da Fazenda está enviando cartas para mais de 160 mil devedores.