Inclusão social

Prefeitura do Recife inaugura terceiro Compaz nesta quinta-feira

O equipamento vai funcionar na Comunidade do Berardo, na Avenida Caxangá

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 26/12/2019 às 11:21
Foto: Brenda Alcântara/ JC Imagem
FOTO: Foto: Brenda Alcântara/ JC Imagem

A Prefeitura do Recife inaugura, na manhã desta quinta-feira (26), o Compaz Governador Miguel Arraes, na Comunidade do Sítio do Berardo, na Avenida Caxangá, Zona Oeste da cidade. Visando prevenir à violência, garantir a inclusão social e o fortalecimento comunitário, o equipamento será o primeiro com foco na tecnologia. O espaço tem 16 mil metros quadrados e funcionará de terça a domingo, das 8h às 22h.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, serão oferecidas mais de duas mil vagas gratuitas em oficinas, cursos e esportes. “Teremos uma quadra poliesportiva maravilhosa, que vai ter basquete, futebol de salão, handebol, voleibol. Isso já contempla muitos jovens que são ávidos por esporte, mas a gente quer também que junto do esporte venha também uma reflexão pensando na cultura, com um teatro maravilhoso dentro do Compaz”, detalhou.

O equipamento vai atender os bairros da Torre, do Prado, Zumbi, da Madalena, do Cordeiro, da Ilha do Retiro, do Bongi, Derby, Paissandu, das Graças, de Santana, da Mustardinha, de Afogados, San Martin e Joana Bezerra. Conhecido como a Fábrica de Cidadania do Recife, o espaço também foca no ensino da cultura maker e homenageia, além do ex-governador Miguel Arraes, duas recifenses que emprestam seus nomes para a Biblioteca Julia Santiago e o Cineteatro Joana Batista.

O Compaz Miguel Arraes é o terceiro inaugurado pela Prefeitura do Recife. Já funcionam o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. A previsão, segundo o secretário, é que em março de 2020 seja inaugurado mais uma unidade. “A obra está em pleno vapor, dentro do Coque. Uma comunidade carente que necessita de um equipamento como este. A nossa previsão é de que em 12 de março de 2020, a gente entregue o Compaz Dom Hélder Câmara na Comunidade do Coque para atender a população da região central do Recife”, concluiu o secretário Murilo Cavalcanti.

Inscrição

Quem tiver o interesse de participar, o período de cadastro vai do dia 7 de janeiro ao dia 7 de fevereiro de 2020 e, para isso, basta levar RG ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência até a recepção do Centro Comunitário. Para cadastro de menor de idade, é preciso que o responsável também se cadastre no equipamento.