CAVALO DE TRÓIA

Operação investiga esquema de rachadinha na Câmara de Nazaré da Mata

A presidente da Câmara é acusada de praticar rachadinha e lavagem de dinheiro para arrecadar dinheiro visando uma candidatura a prefeitura do município

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 27/12/2019 às 11:55
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta sexta-feira (27), a Operação “Cavalo de Tróia”, com objetivo de prender integrantes de uma quadrilha voltada para a prática dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, suspeitos de atuarem no município de Nazaré da Mata, Carpina e Buenos Aires, todas na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Durante a operação, vinculada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e 14 quebras de sigilo bancário e fiscal, expedidos pelo Juiz da vara única da comarca de Nazaré da Mata.

Segundo informações da Polícia Civil, os mandados estão sendo cumpridos na Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata, na casa e no comércio da presidente da Câmara, a vereadora Maristela do Gás, além da dos assessores do gabinete.

"Observamos que desde 2017 essa prática da rachadinha era recorrente. Ou seja, parte dos proventos dos servidores e assessores da Câmara eram repassados em espécie para a presidente da Câmara, que distribuía através do seu pai a lavagem de dinheiro em necessidades nas cidades de Carpina, Buenos Aires e Nazaré da Mata, onde havia empresas da família na distribuição de água e de gás. Provavelmente, as investigações indicam que esse dinheiro era arrecadado para o lançamento a uma candidatura a prefeita de Nazaré da Mata", detalhou o chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral.

Na execução da operação Cavalo de Tróia, foram empregados 70 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães. A Operação está sendo coordenada pela DIRESP e supervisionada pela Chefia de Polícia.