COMÉRCIO

Procon dá orientações para quem quiser realizar troca de presentes

Quem não ficou satisfeito com o presente de Natal deve ficar atento na hora de fazer a troca

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 27/12/2019 às 16:49
Foto: Rádio Jornal
FOTO: Foto: Rádio Jornal

Se antes do natal a movimentação era para fazer compras, agora, muita gente corre para realizar trocas dos presentes. Quem não está totalmente satisfeito com algum presente que recebeu deve ficar atento às regras para substituição do produto. E para não cair em cilada, o Procon Recife dá orientações.

De acordo com a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, não existe obrigatoriedade de troca se o objeto estiver em perfeitas condições de uso. Ana Paula destaca que, caso o lojista prometa ao cliente que o item pode ser trocado, essa garantia deve ser documentada e cumprida.

Já nos casos em que o presente venha com algum defeito, a situação muda. A empresa é obrigada a reparar o dano. Todos os fornecedores - fabricantes, importadores e comerciantes - respondem pela qualidade do produto. Assim, o comprador pode recorrer a qualquer um deles ou a todos.

O Procon informa ainda que quem realiza a compra fora do estabelecimento comercial, ou seja, por meio de catálogos, internet ou telefone, por exemplo, tem até sete dias para desistir da aquisição.

Orientações ao consumidor

O consumidor que precisar de orientações pode procurar o atendimento do Procon na Rua Carlos Porto Carreiro, número 156, no bairro do Derby. Há também postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado na Avenida Aníbal Benévolo, no Alto Santa Terezinha, e no Compaz Ariano Suassuana, no Cordeiro. O telefone de contato é o 3355- 3290.