Abalo sísmico

Tremores de terra são registrados em Caruaru

Abalos sísmicos ocorreram após as 22h30 e foram de 1.9, 1.7 e 2.2 graus na escala Richter

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 30/12/2019 às 11:23
Diego Nigro / JC Imagem
FOTO: Diego Nigro / JC Imagem

Tremores de terra foram registrados neste domingo (29) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo o laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os abalos sísmicos ocorreram após as 22h30 e foram de 1.9, 1.7 e 2.2 graus na escala Richter. O epicentro dos tremores ocorreu a 12 km de Caruaru e a 7 km da cidade de São Caetano.

O mestre em geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Eduardo Menezes explica que os abalos são normais na região. “O laboratório vem estudando há mais de 20 anos essa região e identificou em várias áreas ativas, como Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, a região de Toritama, e a gente tem alguns exemplos registrados nessas regiões.

O físico também explica o que ocasiona esses tremores. “A gente está no meio de uma placa, que é a placa sul-americana. No meio dela, nós temos várias áreas de tremores intraplacas. Aqui no Nordeste, nós temos essas falhas geológicas que entram em atividade”, explicou.

Histórico

O abalo sísmico mais forte registrado em Caruaru ocorreu no dia 20 de maio de 2006 e foi de 4.0 graus na escala Richter. No dia 20 de março de 2007, ocorreu um tremor que deixou a população assustada: 3.9 graus na escala Richter.