EMBARCAÇÃO

Navio argentino está aberto para visitação no Porto do Recife

O navio argentino Libertad tem 104 metros de comprimento e um mastro principal de 16 metros de altura

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/01/2020 às 16:57
Ísis Lima/ TV Jornal
FOTO: Ísis Lima/ TV Jornal

Construído na década de 1950, o navio argentino Libertad está aberto para os visitantes no Porto do Recife. O acesso à embarcação deve ser feito pelo Terminal Marítimo de Passageiros, na Avenida Alfredo Lisboa, bairro do Recife. A entrada é gratuita.

A Marinha do Brasil recebe os visitantes e disponibiliza o transporte dos grupos até o local onde o navio está atracado. No primeiro dia de visitação, centenas de pessoas puderam observar de perto um pouco da rotina da tripulação e as instalações do navio.

Shirlane e Eduardo trouxeram o pequeno Miguel, de apenas 3 anos. Apesar da pouca idade, este já é o segundo navio que o pequeno tem a oportunidade de conhecer. “É o tipo de atividade que ele curte muito. É realmente engrandecedor. Eu aconselho todos a aproveitarem”, comentou Eduardo.

Para dona Tereza, a visita teve um forte significado: entrar num navio era um sonho antigo. “Há muito tempo que eu moro aqui no Recife e nunca tinha vindo visitar. Uma vez que eu vim, meus filhos eram pequenos, quando cheguei tinha acabado a visita (...) Estou achando muito bonito”, contou.

Visitação

Nesta sexta-feira, as visitas vão das 14h às 17h. É a última oportunidade de conhecer a fragata argentina.

O navio argentino tem três mastros, cujas velas cobrem uma área total de 2.652 metros quadrados. A embarcação mede 104 metros, tem 6,6 metros de calado e mastro principal de 16 metros de altura. Em 1966, a fragata recebeu a Grande Medalha pelo recorde mundial de velocidade nos grandes veleiros ao atravessar o Oceano Atlântico Norte. Ela fez a viagem de Cape Race, no Canadá, até a linha imaginária Dublin-Liverpool, totalizando 2.058,6 milhas, em oito dias e 12 horas. A marca permanece até hoje invicta.