SUSTO

Criança vítima de choque elétrico segue internada no HR

O choque causou queimaduras na mão da criança de 3 anos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/01/2020 às 15:22
Diego Nigro/JC Imagem
FOTO: Diego Nigro/JC Imagem

Se com os adultos os temidos choques elétricos já são perigosos, quando se fala em crianças o assunto é ainda mais delicado e exige ainda mais atenção. Na última terça–feira (7), duas crianças foram vítimas de choque elétrico e internadas no Hospital da Restauração, no centro do Recife. Uma delas já recebeu alta e a outra segue internada.

O chefe da emergência pediatra do hospital da Restauração, José Carlos Travassos, atualiza a situação das crianças. “O mais velho, de 11 anos, que chegou pior, recebeu alta ontem. O segundo, que tem 3 anos, é de Caruaru e está na unidade de queimados fazendo curativos na lesão da mão”, detalhou.

Atenção no período de férias

Ainda de acordo com o médico, os choques não são as principais causas de internamento na unidade de saúde nesse período de férias. O médico também aproveita para mandar um recado para os pais e responsáveis em relação aos cuidados com os pequenos.

“O maior índice de acidentes é por queda ou automobilístico. Fora o acidente com traumatismo cranioencefálico, nós temos as intoxicações exógenas, que é a ingestão de líquidos ou remédios. Temos também a ingestão de corpo estranho. Criança bota muito pilha, moeda e brinquedos na boca. Isso vai para o estômago e precisa ser retirado com endoscopia”, comentou o médico, reforçando que o cuidado deve ser o ano todo.

Em caso de acidentes domésticos envolvendo crianças, a orientação para os responsáveis é manter a calma, praticar os primeiros socorros. Mas, em casos de acidentes graves, a recomendação é levar a criança imediatamente a um hospital.