MOBILIDADE

Cartão VEM Idoso começa a ser emitido nesta quarta-feira no Recife

A pessoa com 65 anos ou mais deve fazer um agendamento pela internet e levar os documentos para a sede do VEM, na Boa Vista

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 15/01/2020 às 10:31
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

As pessoas com idade igual ou superior a 65 anos terão um cartão próprio do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) a partir desta quarta-feira (15), para facilitar o uso da gratuidade no sistema de transporte público de passageiros no Recife. Os idosos vão poder passar pela catraca do ônibus e escolher qualquer assento para se acomodar.

Com o sistema já em funcionamento, o diretor de planejamento do Grande Recife, Maurício Pina, explica a importância da medida. "A partir dessa mudança, estamos procurando fazer com que o sistema tenha um funcionamento mais adequado. Ao agilizar o embarque, aumenta a velocidade comercial dos ônibus, além de passarmos a ter um conhecimento da demanda efetiva dos ônibus. Hoje quando o idoso apresenta a carteira ao motorista, a gente fica sem registro e sem o controle”, disse.

Maurício ainda reforça que a medida vai proporcionar uma melhor organização das linhas de ônibus. “A estimativa hoje é que os idosos representam 10% das demandas dos sistema. Para programar uma linha de ônibus é preciso saber quantas pessoas utilizam aquela linha, para saber se os horários de pico precisam ser reforçados. No momento que o idoso passar na catraca, como qualquer usuário, vamos saber exatamente a quantidade de idosos que estão circulando. Com isso, vamos respeitar ainda mais o direito do idoso, que vai poder escolher qualquer assento e não ficará mais só restrito aquelas cadeiras da frente", acrescentou.

Agendamento

Para receber o VEM Idoso, as pessoas devem acessar o site www.vemidoso.com.br e realizar um agendamento do dia e horário que irão comparecer a sede do VEM, que fica na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista. "É um processo contínuo. A pessoa vai poder se cadastrar no VEM, sem afobação e sem pressa, no horário que for mais conveniente, porque ele continua usufruindo do seu direito apresentando a identidade ao motorista", concluiu Maurício Pina.

Reação

O aposentado Vanderlei Bezerra Luiz, de 68 anos, elogiou a iniciativa e garantiu o cartão no posto de atendimento. "Acordei cedo e como estava no começo, resolvi vir pessoalmente. Quando cheguei aqui na sede do VEM, fui informado que tinha que ser feita a inscrição pelo site, mas eu não sabia. Conversei com o pessoal, eles me pediram para aguardar um pouco e graças a Deus estou com meu cartão na mão pronto para ser inaugurado", comentou.

Ouça a reportagem de Isa Maria: